quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O Trauma. Medo.



Às vezes eu queria dizer tudo que me vem à cabeça sim. Às vezes.
Às vezes gostaria de revelar todo sentimento escondido. Cada desejo secreto. Cada vontade reprimida. Cada palavra omitida.
Gritar. Ah, como eu queria fazer isso sempre que achasse conveniente. O problema é essa consciência que me faz perceber que quase sempre é inconveniente.
É extremamente complicado lidar com pessoas traumatizadas, sabe? Principalmente amar pessoas que sofreram algum tipo de trauma. Seja ele físico, mental, profissional, sentimental. Eu sempre penso em traumas como pancadas. Pancadas tão fortes que mesmo não sentindo mais a dor, é impossível esquecê-la. Pessoas traumatizadas se tornam tão cautelosas, atrevo-me até dizer encolhidas, assustadas, que perdem oportunidades, perdem uma vida por medo de que a pancada se repita.
Acredite, muitas vezes, o que quer que você faça não ajuda essa pessoa se libertar. É como se no momento em que a pessoa tem seu medo confrontado o cérebro emitisse um sinal de alerta a todo corpo, inibindo as habilidades motoras, sensitivas, visuais, fonéticas, afetuosas, etc. Uma espécie de bloqueio percorre a espinha, enviando sinais vitais de "perigo! perigo!".
O trauma é algo que o faz abrir mão de algo que coração te pede, mas infelizmente eles não são evitáveis. Eles simplesmente acontecem, quando você menos espera.
Ausência de segurança e confiabilidade em si próprio são características de pessoas que não abrem mão de seus traumas. Tornam-se cada vez mais retraídas, dando a dor dimensões até maiores do que ela realmente foi.
Liberte-se. Viver se prendendo há antigas cicatrizes, não irá lhe ajudar evitar alguma situação desagradável. O medo gera dúvidas. As dúvidas geram uma série de questionamentos que impedem a ação. Que culminam na perca de tudo o que poderia ter sido, e por receio não foi, deixando um rastro perturbado de si. Então no lugar da dor, você acaba com uma perturbação: "e se...".
Não deixe de tentar fazer algo por alguma vez se machucou. Não deixe de tentar uma nova oportunidade por já foi recusado em outra. Não se subestime como se não pudesse fazer aquilo que você sabe que nasceu para fazer. Não deixe de dizer eu te amo a quem precisa saber disso, porque amanhã não se sabe. Talvez amanhã não exista. E como diria o poeta "não há."

Nenhum comentário:

Postar um comentário